Plenária Nacional da Condsef/Fenadsef: a PEC 32/20 e a Greve Geral do Setor Público serão debatidas pela maioria dos servidores e empregados federais neste sábado

06/08/2021 13:13
Para sensibilizar a sociedade e pressionar os parlamentares a não aprovarem a PEC 32/20, da reforma administrativa, os servidores públicos de todo o país farão greve no dia 18 de Agosto
Para sensibilizar a sociedade e pressionar os parlamentares a não aprovarem a PEC 32/20, da reforma administrativa, os servidores públicos de todo o país farão greve no dia 18 de Agosto. Os trabalhadores e trabalhadoras da base da Condsef debaterão e deliberarão sobre o motivo da greve, o que e como fazer em Plenária Nacional virtual neste sábado, 7.
 
 
A PEC 32/20, da reforma administrativa, está tramitando de maneira bastante acelerada no Congresso Nacional. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou aos banqueiros e empresários na última terça-feira, 3, que pretende aprovar a nefasta proposta até o final de agosto. E remetê-la ao Senado para aprovação final até dezembro deste ano. 
 
Apesar da PEC 32/20 ser muito ruim para o serviço público e para o povo em geral, o governo Bolsonaro e seus aliados poderosos, querem aproveitar a pandemia e a rede de fakenews (mentiras) para aprovar essa medida indigesta. Com a PEC 32/20 os serviços públicos serão ainda mais desmontados e os trabalhadores no serviço público terão menos direitos e menores salários. Porém, a cúpula privilegiada do serviço público – militares, juízes, parlamentares e procuradores do ministério público – será preservada, em detrimento dos segmentos que atendem diretamente a população e recebem menos (profissionais da saúde, trabalhadores da educação, trabalhadores da assistência social, etc).
 
Somente com mobilização social e pressão sobre os parlamentares será possível evitar a aprovação da PEC 32/20. E os trabalhadores e trabalhadoras no setor público são setor fundamental para desencadear esta mobilização contrária à sua aprovação. Por este motivo, as entidades sindicais (centrais, confederações e sindicatos) organizaram o Encontro Nacional dos Servidores municipais, estaduais e federais nos dias 29 e 30 de julho. Os participantes (mais de 5 mil) indicaram a necessidade de realização de uma greve geral do setor público no próximo dia 18 de Agosto (veja abaixo os encaminhamentos do Encontro). O objetivo é manifestar a contrariedade dos servidores à aprovação da PEC 32/20. Também é sensibilizar outros setores da sociedade a se somarem na pressão sobre os parlamentares.
 
Para intensificar a conscientização e a mobilização entre os servidores e empregados federais, a Condsef convocou uma Plenária Nacional da sua base no próximo sábado, 7. Além de disseminar os objetivos da greve, a Plenária orientará os sindicatos a realizarem assembleias de servidores dos diferentes órgãos federais da sua base para deliberar sobre a paralisação e sobre a organização de manifestações no dia 18 de Agosto. A Plenária será realizada em ambiente virtual.
 
Os trabalhadores e trabalhadoras no serviço público da base da Condsef em Mato Grosso do Sul poderão participar através da plataforma Zoom. O link de acesso deverá ser solicitado à secretaria do SintsepMS.
 
PLENÁRIA NACIONAL DA CONDSEF/FENADSEF
Dia: 07/08/2021 (sábado)
Horário: 08 horas (horário de MS)
Onde: plataforma Zoom