Manifestação de policiais federais contou com apoio do Sindsep-MS

06/05/2015 10:08

Os diretores do Sindsep-MS, Mário Nei Alves e João Nascimento participaram nesta manhã, da manifestação do Sindicato dos Policiais Federais  (Sinpef-MS) na frente da Superintendência da PF em Campo Grande. O ato contra a Pec 412 que está tramitando no Congresso Nacional tem a adesão dos delegados do órgão, mas conta com a resistência das outras categorias que são a grande maioria do contingente da PF. Segundo o presidente do Sinpef-MS, Jorge Caldas “Essa autonomia é apenas para assumirem a direção da instituição, acabando com o controle externo do Ministério Público na atividade policial, conquistando o controle funcional, administrativo e orçamentário da instituição, tornando-se “em tese” o quarto Poder”, afirma.

Para Mário Nei, o apoio do sindicato nesta luta dos policiais se justifica porque a Pec 412 busca beneficiar apenas uma categoria e pode representar uma ameaça à democracia. “Quando se dá poderes ilimitados, como a autonomia financeira e administrativa, para um órgão com poder de polícia, isso pode sim representar uma ameaça à democracia”.

O movimento dos policiais federais contra a Pec 412  conta também com o parecer contrário  do Ministério Público Federal que emitiu uma nota técnica em abril na qual rebate ponto a ponto a proposta e sugere ao Congresso sua rejeição. O documento diz que a proposta representa "patente ameaça ao Estado Democrático de Direito".