Greve do Incra tem adesão de 65% da categoria

22/08/2015 08:25

Dos 153 servidores do Incra em Mato Grosso do Sul que estão na ativa, 65% aderiram a greve que teve início nesta sexta-feira (21). Em Campo Grande, 45 servidores fizeram um ato em frente a sede do órgão onde portaram abadás e faixas pedindo a reestruturação de carreira.

Segundo Rogério Gaspar, Analista de Reforma e Desenvolvimento Agrário, o último reajuste foi em 2012 quando foi dado 15, 8% parcelado em três anos e atualmente o Ministério do Planejamento acena com o reajuste de 21,3% dividido em quatro anos. . O conjunto dos servidores federais pleiteia uma reposição salarial de 27,3 % que corresponde as perdas inflacionárias desde 2010. Eles reivindicam ainda a reestruturação de carreira e equiparação salarial com os demais órgãos do Executivo, como o Ibama.

As unidades avançadas em Corumbá, Jardim e Dourados também aderiram a greve por tempo indeterminado, mas na próxima semana os servidores aguardam uma resposta do ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, que ficou de intermediar as demandas do Incra  junto com o ministro do Planejamento.

Em cumprimento a lei, 30% do efetivo do órgão estão mantendo serviços essenciais à população como Protocolo, atendimento na sala da cidadania para orientação, recursos humanos, pagamentos com prazos e respostas com prazos inadiáveis.

Na segunda-feira esta marcada na sede, uma reunião com a assessora jurídica e diretores do Sindicato dos Servidores Públicos Federais de MS (Sindsep-MS) para criarem uma estratégia de greve para os próximos dias.