Empregados da Ebserh iniciam paralisação para buscar atendimento de pautas administrativas travadas pelo Dest

21/09/2015 07:35

Um movimento de paralisação de atividades teve início na Ebserh do Distrito Federal e deve ganhar adesões em outros estados. Os empregados buscam o atendimento de pautas administrativas consideradas fundamentais para a categoria e que foram barradas pelo Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Dest), ligado ao Ministério do Planejamento, impedindo consenso para fechar Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da categoria. A Condsef está convocando uma assembleia nacional dos empregados da Ebserh para a próxima terça-feira, 22, quando a categoria deve avaliar e decidir os próximos rumos da mobilização em busca da dissolução de impasses para firmar o ACT.

Entre os pontos que ainda causam entraves está a busca da categoria pela inclusão no texto do ACT da garantia de que 1% da folha geral da empresa seja destinada para fins de progressão. Titulação e jornada de trabalho de 12x36 para todos os empregados da empresa também estão entre pontos pendentes. A Ebserh encaminhou à Condsef uma minuta de proposta do ACT (veja aqui) que não incluem esses itens pleiteados e que estão levando os empregados a se mobilizar.

Como existe um grande acúmulo de debate desses temas com representantes da empresa ao longo das negociações envolvendo este ACT, os empregados esperam conseguir chegar a um bom termo e garantir esses itens considerados fundamentais para a maioria. Os avanços conquistados ao longo das negociações envolvendo o ACT da Ebserh são uma conquista da organização e unidade da categoria que agora deve decidir sobre os rumos de mais esse importante processo de unidade e diálogo. Continue acompanhando. Os desdobramentos do movimento de paralisação dos empregados da Ebserh em busca da dissolução dos impasses ainda existentes para concretização do ACT vão continuar sendo divulgados aqui em nossa página.

Fonte: Condsef