Empregados da Ebserh aprovam 48 horas de mobilização com paralisação por avanços no ACT da categoria

16/07/2015 20:01

Empregados da Ebserh aprovaram em assembleia nacional que aconteceu nesta quarta-feira na sede da Condsef, em Brasília, a realização de 48 horas de mobilização com paralisação nos dias 30 e 31 deste mês. O objetivo é buscar avanços no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da categoria que está na 9ª rodada de negociações e ainda possui cláusulas onde não houve consenso com a empresa. Entre os itens ainda sem acordo está justamente o do percentual de reajuste. A empresa oferece 5%, o que não recompõe a inflação prevista para esse ano. A categoria busca um reajuste de 7,7% tendo o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) como base. Os trabalhadores também esperam que a empresa melhore a proposta de valor do auxílio-alimentação. Outros pontos de avanço relativos à escala e horas de trabalho também estão sendo pleiteados, além de alterações em progressão e a discussão sobre um adicional por titulação.

A Condsef fará a comunicação formal à empresa e espera que os pontos ainda sem consenso possam ter o debate ampliado para garantir que o ACT possa ser, enfim, firmado. Na assembléia nacional, das 17 unidades representadas, de 12 estados (MG, SE, PE, MT, AL, CE, BA, PI, MA, RS, ES, AM) e o Distrito Federal, 15 optaram pela rejeição a cláusulas consideradas cruciais. Um indicativo de greve também foi debatido e aprovado caso a categoria necessite reforçar a mobilização em torno de reivindicações essenciais ao setor.

Há consenso em uma série de pontos e a expectativa é de que a empresa pondere as considerações feitas para garantir que pontos considerados fundamentais e ainda não encontraram consenso possam avançar em direção ao fechamento de mais um ACT importante para Ebserh e seus empregados. Inclusive, a instituição de uma mesa permanente de negociações pode ser efetivada, o que deve melhorar em muito o processo de debates dos temas que interessam a empregados e empresa. 

É importante que a categoria permaneça atenta aos processos de negociação, participe das assembléias por local de trabalho e acompanhe os desdobramentos das reuniões. Essa e outras informações de interesse dos setores da base da Condsef vão continuar sendo publicadas aqui em nossa página.

Fonte: Condsef