Direção da EBSERH promete padronizar escalas e jornadas de trabalho

05/05/2015 11:00

A Condsef e a comissão nacional de negociações dos empregados da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) se reuniram no último dia 29 com a direção da estatal para discutir o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2015/2016. Nessa quarta rodada de negociações, a discussão girou em torno das escalas e jornadas de trabalho.

Segundo o diretor da Condsef, Sérgio Ronaldo, a direção da EBSERH se comprometeu em conversar com os superintendentes de todo o Brasil e, num prazo de 30 dias, padronizar as escalas e jornadas de trabalho. “O problema é que cada Estado tem um modelo diferente, alguns estão até descumprindo a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Esse foi sem dúvida um compromisso importante”, dispara o sindicalista.

A direção da EBSERH se mostrou disposta em negociar, por exemplo, a mudança dos plantões diários para os de 12 por 36 horas. Ela também garantia que permitirá a troca de plantões entre colegas. Nesse caso, irá elaborar critérios para essas excepcionalidades. Quanto à jornada de 30 horas semanais, os diretores da empresa já adiantaram que só por força da lei.

CLÁUSULAS ECONÔMICAS
No último dia 29, a EBSERH deveria dar um retorno sobre as cláusulas econômicas do acordo coletivo, mas não deu. A empresa pública alegou que ainda aguarda o aval do Departamento de Coordenação e Controle das Empresas Estatais (Dest) e se comprometeu em discutir o assunto na próxima rodada de negociações do ACT, prevista para o dia 13 deste mês.

A direção da EBSERH já adiantou que cláusulas econômicas serão de difícil negociação. Mas, os empregados da empresa pública não abrem mão da recomposição salarial. De acordo com o acumulado de 12 meses do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), dá pouco mais de 7%. Lembrando, a luta pelo aumento real continua, assim como o reajuste de benefícios, como o auxílio alimentação.

Fonte: Comdsef