CAMPANHA SALARIAL UNIFICADA 2013 MOVIMENTA BRASÍLIA

06/05/2013 13:40

                   

 

Representantes do SINDSEP-MS participaram de plenárias setoriais na sede da CONDSEF em Brasília. 

Foram encontros de servidores da ativa de diversos órgãos, aposentados e pensionistas que discutiram pautas e aprovaram resoluções para fortalecer a luta pela conquista de direitos e também reivindicações gerais do funcionalismo público federal.
 
Muitos servidores, inclusive os vinculados ao SINDSEP/MS, permaneceram em Brasília para as atividades realizadas durante toda a semana.
 
O lançamento da Campanha Salarial Unificada 2013 teve um marco histórico com a marcha de mais de 20 mil servidores, num ato público, unidos e dispostos a buscar diálogo com a Ministra do Planejamento Miriam Belchior.
 
A plenária aprovou os pontos que serão defendidos na luta para a construção de uma proposta que regulamente em definitivo os direitos a negociação coletiva e greve no setor público.
 
Dentre as mudanças numa proposta já negociada com o governo, busca-se agora a inclusão de pontos de extrema relevância, ou seja, que os dias parados em razão de greve sejam negociados, sem corte do ponto no período, que nas atividades inadiáveis o quantitativo de trabalhadores que deverão manter suas atividades seja negociado entre o comando de greve e os gestores, que a greve seja autorregulamentada pelos trabalhadores e que sejam impedidas práticas antissindicais, dentre outras.
 
Os servidores públicos são os únicos ainda a não ter reconhecido o direito a negociação coletiva. Esta é uma reivindicação histórica e consiste em uma das principais bandeiras.
 
A campanha salarial unificada elegeu sete eixos primordiais: 1) definição de data base para (1º de Maio); 2) Política Salarial permanente com correção das distorções, reposição inflacionária, valorização do salário base e incorporação das gratificações; 3) Cumprimento por parte do governo dos acordos e protocolos de intenções firmados; 4) Contra qualquer reforma que retire direitos dos trabalhadores; 5) Retirada dos Projetos de Leis, Medidas Provisórias e Decretos, contrários aos interesses dos servidores públicos; 6) Paridade e integralidade entre ativos e inativos; e, 7) reajuste dos benefícios.
 
O Secretário-Geral do SINDSEP/MS quer a união da classe trabalhadora e que todos atendam ao chamado e lutem por estes direitos, continuando a escrever a história combativa dos trabalhadores, vigilantes na manutenção e conquista de novos e inadiáveis direitos.
 
Por: João Roberto Giacomini – Assessoria Jurídica Giacomini & Goldoni
Foto: Graziela Almeida – Imprensa CONDSEF