23 de Junho, Dia Mundial dos Serviços Públicos, confira as peças publicitárias lançadas pelo SintsepMS

23/06/2020 15:01

 

O Dia Mundial dos Serviços Públicos é celebrado em 23 de junho, com o objetivo de enaltecer e defender os serviços públicos e seus servidores no mundo.

Esta data foi instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) através da resolução 57/277 e foi comemorada pela primeira vez no ano de 2003.

Enquanto o mundo continua a enfrentar a pandemia de COVID-19, os funcionários públicos têm estado na linha de frente da resposta à crise. Marcando o Dia Mundial do Serviço Público (23), o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, destacou a importância destes servidores no sucesso da resposta humanitária.

“São enfermeiros, médicos e paramédicos que prestam cuidados que salvam vidas. Trabalhadores do saneamento que desinfetam e limpam os espaços públicos. Trabalhadores dos transportes que mantêm ônibus e trens funcionando. Professores que educam os nossos filhos online e offline. E as autoridades de saúde pública, gestores de dados e profissionais de estatística que fornecem informações vitais e confiáveis sobre a transmissão e prevenção da doença”, disse na mensagem em vídeo. Informações da página oficial da ONU.

Em data especial, Condsef/Fenadsef destaca que servidores nunca foram tão importantes para a população mundial e pede valorização da categoria contra ameaças de fragilização e discursos que prejudicam aqueles que servem ao povo

Para o Secretário-geral da Confederação, Sérgio Ronaldo da Silva, os serviços públicos nunca se mostraram tão importantes para a população como atualmente. "Hoje é um dia importante porque fica evidente que, nos momentos mais difíceis, como é essa pandemia, o Estado precisa agir e intervir. Fica clara a necessidade dos serviços e dos servidores públicos", destaca.

A possibilidade de enfrentamento de uma crise sanitária global em um contexto de ausência de serviços públicos seria catastrófica. No Brasil, 190 milhões de brasileiros são usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A precariedade do atendimento é prova de necessidade de investimentos públicos para promover equipamentos e infra-estrutura necessários. Quando não há aporte em materiais, a porcentagem orçamentária para pagamento de pessoal parece grande, mas é só mais um alerta de que o investimento precisa crescer. 

 

Confira abaixo, as peças elaboradas pelo SintsepMS em alusão a esta data.