SindsepMS realiza Assembleia com servidores do Ibama e da Funai em Campo Grande

03/07/2018 18:30

Na manhã desta terça-feira (3), foi realizada a Assembleia Geral dos Trabalhadores do Ibama e Funai, com o objetivo de debater a pauta da Campanha Salarial deste ano, a apresentação de informes jurídicos e a eleição de delegados para a Plenária Nacional da Condsef/Fenadsef.

A reunião foi realizada pela direção do Sindsep-MS no auditório da sede do Ibama, situado na rua Euclides da Cunha, 975, em Campo Grande.

Os sindicalistas apresentaram um breve resumo da pauta de lutas dos trabalhadores do serviço público federal, com destaque para o enfrentamento da Emenda Constitucional 95/16 que congela os investimentos no setor público federal por 20 anos.

“EC/95 vai impactar em nossos salários, nos concursos públicos, em uma série de situações, ela é uma derrota para os servidores públicos e para a sociedade que recebe nossos serviços”, disse Adilson Santos, secretário de Formação do Sindsep-MS.

Conforme dados do DIEESE, foi apurado que desde o ano de 2010 até o presente, os servidores públicos acumularam uma perda de 25,68% em seus rendimentos.Assessoria

A direção do sindicato apresentou para a categoria a determinação de não rebaixarem a pauta, mesmo considerando a conjuntura atual em que o governo federal interino alega dificuldades macroeconômicas para justificar o arrocho fiscal.

Conforme Gilmar Gonçalves, Secretário Geral do SindsepMS, “a luta pela recomposição salarial vai até os dias 15, 20 de dezembro, quando se chega ao teto do período de votação para o orçamento do país”.

Para Jurandir de Freitas, Secretário de Organização Administrativa do SindsepMS, “a participação nesta reunião foi muito importante, esta é a tarefa do sindicato que estamos buscando cumprir. Veja bem, não está fácil reunir as pessoas hoje em dia, mas a participação aqui foi muito boa, passamos para a categoria as coisas que estão acontecendo na conjuntura, na campanha salarial, sem ilusão e pautando mesmo a necessidade da luta”, disse.

 

Trabalho de base

 

A direção do sindicato defende a articulação no local de trabalho, o sindicato presente no local de trabalho, segundo Gilmar Gonçalves, “nosso quadro é de luta e resistência, para furar o bloqueio da pressão do governo para avançar em um percentual de recomposição salarial, por isso estamos construindo um processo de luta conjunta no local de trabalho e preparando a Assembleia de Prestação de Contas do SindsepMS para o dia 26 de julho”.

O Secretário de Imprensa do sindicato, João Nascimento, comentou sobre o evento, “esta foi uma iniciativa ótima que o Adilson trouxe da nossa Federação Nacional, de realizar assembleias por departamento. Nós começamos pelo Ibama e Funai, apresentamos um jornal do sindicato para a categoria, sendo de suma importância para o diálogo com os trabalhadores nesta atividade e agora vamos realizar reuniões em outros órgãos da nossa base”, afirmou João.

Adilson Santos parabenizou o trabalho de mobilização feito pelo diretor sindical Jurandir de Freitas e pela Conselheira Fiscal do sindicato Luiza Lopes, os dois servidores do Ibama. O sindicalista avaliou que “a assembleia proporcionou uma aproximação entre a diretoria do sindicato e os sindicalizados do Ibama”.

“Na atual conjuntura do governo Temer, os brutais ataques aos direitos e interesses dos trabalhadores e trabalhadoras do serviço público federal, é ainda mais necessário que estejamos organizados e coesos”, concluiu Adilson.

 

Pauta

 

As pautas principais dos servidores públicos apresentadas hoje na Assembleia, são a recomposição salarial 25,68%, o aumento da participação do governo nos planos de saúde para 50% (atualmente é 25%), cumprimento dos acordos de 2015, a extensão dos índices para todas as carreiras da Lei 13.464/2017, que concede reajustes a diversos cargos do serviço público federal e reestrutura planos de carreira, entre os quais os da Receita Federal.

 

Em meio a este cenário, a centrais sindicais estão organizando um ato conjunto para o dia 10 de agosto, que está sendo chamado de “o dia do basta!”.

 

O tema central desta luta, que pretende unificar os trabalhadores do serviço público federal é o combate à EC 95/16.

Foram eleitos como representantes para a Plenária Nacional da Condsef/Fenadsef:

 

1 - Gilmar Gonçalves delegado pela direção sindical e Adilson Santos como suplente.

 

2 - Jurandir Freitas delegado de base e João Nascimento suplente.  

 

Escrito por: Assessoria SindsepMS

Assembleia Assembleia Assembleia Assembleia Assembleia Assembleia Assembleia