Sindsep-MS e Sintsprev-MS discutem unificação para fortalecer luta dos servidores

06/12/2019 16:59

Sindicatos estudam se unir já que atuam nos mesmos níveis de representação. Desde o governo Temer, temos observado muitos ataques aos servidores e aos serviços públicos.

                                                    

Sindsep-MS

No governo Bolsonaro, a reforma ministerial mudou a forma de relação do Estado e sua organização, ministérios, foram desconstituídos remetendo assim diversas áreas para dentro do Ministério da Economia, onde o governo Bolsonaro e o ministro Paulo Guedes determinam suas ações, a partir de uma grande opressão, em referência aos servidores. 

Eles vêm atuando pelo desmonte do serviço público, pela redução de salário dos SPF´s, pela perspectiva de retirada de gratificações, além de insistirem no ataque ao movimento sindical, a exemplo da MP 873 que tirou o financiamento do sindicato com desconto em folha.

Somado à conjuntura, notadamente as entidades sindicais encolhem na quantidade de servidores ativos. A nossa categoria se transformou em uma maioria de servidores aposentados, pensionistas e inativos. Neste sentido, a reorganização do movimento sindical é extremamente necessária.

Portanto, agora há um desafio muito grande, e a gente tem que repensar nossa organização com as entidades irmãs, como o SintsprevMS, que é uma entidade que atua nos mesmos níveis de representação do SindsepMS.

O Congresso do SintsprevMS será realizado em novembro deste ano, onde os colegas vão deliberar sobre este tema. O Congresso Extraordinário do SindsepMS, será realizado no início do mês de fevereiro de 2020, onde será deliberado sobre a unificação dos sindicatos.

Essa questão é de fundamental importância para nossa organização, para ter uma entidade forte, ampla, de representatividade por local de trabalho e de democracia através da representação do sistema colegiado de direção.

Para uma decisão plena e absoluta da categoria, por local de trabalho, serão eleitos e eleitas, delegados e delegadas que participarão do Congresso Extraordinário do SindsepMS. Caso esta proposta seja aprovada pelas duas entidades em suas instâncias máximas, posteriormente estes mesmos delegados/as participarão de um congresso unificado extraordinário, de junção das entidades. 

Esta direção defende a forma de organização e de concepção sindical, através de um sindicato mobilizador de base, com representatividade transparente, democrático, participativo, composto por uma direção colegiada avançada, esta é forma que nos organizamos no SindsepMS.

Um sindicato que mantenha uma relação orgânica, política, respeitosa e transparente, com a Cntss e Fenasp, e o conjunto geral dos servidores, estando na base da Condsef/Fenadsef.

Uma entidade unificada, deve lutar para consolidar a defesa do serviço público, a defesa de servidores e empregados federais, a defesa dos direitos sociais e lutar pela recomposição salarial tão necessária.

É nesse nível que esperamos desenvolver efetivamente o debate e os encaminhamentos sobre a unificação sindical dos Servidores Federais, no Estado do Mato Grosso do Sul.

*Texto publicado originalmente no Jornal do SindsepMS, edição de Setembro de 2019 e também no site da Condsef.