Servidores são recebidos por secretário de Relações do Trabalho em dia nacional de lutas de administrativos da AGU

27/11/2015 07:52

Servidores administrativos da AGU e da PGFN promoveram hoje em todo o Brasil um dia nacional de luta da categoria. O objetivo é cobrar respostas e acesso ao conteúdo de um plano de carreira do setor que estaria sendo preparado para carreiras jurídicas pelos ministros da AGU, Luís Inácio Adams, e do Planejamento, Nelson Barbosa. Participaram da mobilização unidades da AGU e da PGFN em Brasília, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Alagoas, Goiás, Rondônia, Amapá e Bahia, nas capitais e também em cidades do interior. Com a mobilização, representantes da categoria em Brasília foram recebidos pelo secretário de Relações do Trabalho (SRT) do Planejamento, Sérgio Mendonça.

Na reunião, Mendonça mencionou divergências entre AGU e Planejamento que estão sendo discutidas e que ele pessoalmente ainda não teve acesso ao teor de nenhum projeto ligado a essas categorias. A situação chegou a ser caracterizada por ele como atípica e reforçou que assim que tiver acesso ao conteúdo desse projeto específico irá convocar os representantes da categoria para diálogo. Há uma expectativa de que este encontro seja convocado na semana que vai dos dias 7 a 11 de dezembro. Mendonça disse que até lá espera ter alguma informação sobre o conteúdo relativo a essa proposta. Ainda de acordo com o secretário da SRT o governo trabalha com o dia 18 de dezembro como data limite para envio de projetos que levem em conta o orçamento de 2016 para apreciação do Congresso Nacional.

Os representantes da categoria insistiram na importância de ter acesso à proposta para que possam dialogar com os servidores. Há muitas dúvidas ainda sem respostas e que continuam vagas diante das explicações dadas pelo secretário da SRT. Qual seria o formato da carreira em discussão no governo? Haverá transposição? O plano contemplará todos os servidores do quadro? São apenas algumas das questões ainda não esclarecidas.

Para garantir que essas e outras dúvidas tenham respostas rápidas por parte do governo a mobilização da categoria continua essencial. Representantes da Condsef, Asagu e Unasp vão se reunir ainda esta semana para debater os resultados deste dia nacional de lutas, da reunião com a SRT e definir rumos e próximos movimentos da luta dos administrativos da AGU e PGFN. É importante que todos continuem atentos. Essas e outras informações de interesse dos servidores da base da Condsef seguem sendo divulgadas aqui em nossa página.

Fonte: Condse