Ebserh: TST marca audiência de conciliação

26/07/2016 11:21

 A pedido do Sindsep-DF, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) agendou a primeira audiência de conciliação entre os trabalhadores e a direção da empresa brasileira de serviços hospitalares – Ebserh para esta quarta-feira (27), às 14h. Em greve desde o dia 20, os servidores lutam, dentre outras reivindicações, pela recomposição salarial integral de 10,36% de acordo com o Índice nacional de preços ao consumidor amplo (Ipca) do período. A proposta da empresa está abaixo do índice e foi considerada insuficiente pela categoria em assembleias realizadas em diversas unidades da Ebserh no país.

 

A greve alcança no momento 17 Hospitais administrados pela a empresa, entre elas, a sede em Brasília e o Hospital Universitário de Brasília (HUB), mas o objetivo é intensificar ainda mais o movimento paredista em todo o país.  Uma caravana de trabalhadores em greve de Brasília também deve ser organizada pelo Sindsep-DF para acompanhar a audiência no TST.

 

A expectativa do secretário-geral do Sindsep-DF, Oton Pereira Neves, é que seja construída uma proposta positiva para que as unidades da Ebserh de todo o brasil possam avaliar e deliberar soberanamente sobre a aceitação da proposta ou a continuidade da greve.

 

Outros temas também devem ser tratados na audiência, especialmente o recorrente ao cumprimento por parte da empresa dos Acordos Coletivos de Trabalho (ACTs) anteriores e a própria postura do TST em exigir que 75% da categoria permaneça trabalho durante a greve, pois isso significa tolher o direito de greve dos trabalhadores.

 

Fonte: Imprensa Sindsep-DF