Condsef protocola na Ebserh proposta dos empregados para ACT 2016/2017

07/01/2016 09:13

A Condsef encaminhou ao presidente da Ebserh, Newton Lima, ofício onde apresenta a pauta de reivindicações dos empregados da empresa. Junto com o documento foi protocolada a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2016/2017 da categoria. A proposta foi aprovada durante a plenária nacional dos empregados da Ebserh que aconteceu nos dias 17 e 18 de dezembro, na sede da Condsef em Brasília. No ofício a Condsef pede que o processo de negociações seja instalado imediatamente. A data-base dos empregados da Ebserh é 1º de março. A Condsef espera confirmação de reunião com a Ebserh ainda este mês. A intenção, além de buscar a instalação do processo de negociações desse próximo ACT é também buscar esclarecimentos sobre o cumprimento de cláusulas do acordo que está em vigor.

Todas as reuniões entre a Condsef e a Ebserh sempre contarão com a presença de pelo menos um representante dos empregados da empresa. Ainda durante a agenda de negociações, toda reunião com a Ebserh deve preceder reuniões preparatórias com os representantes da categoria e reuniões posteriores para análise do processo. A assessoria jurídica da Condsef também deve se integrar ao processo de negociações que vai envolver o próximo ACT.

Representantes de 15 estados (AM, MA, PI, CE, RN, PB, PE, AL, SE, BA, MT, MS, MG, ES e RS) e o Distrito Federal participaram da plenária. No encontro foi definido ainda que, dentro dos critérios estabelecidos, as entidades filiadas têm até esta quinta-feira, dia 7, para apresentar os nomes dos representantes por estado que vão compor a Comissão Nacional de Negociação e a Mesa Nacional de Negociação Permanente. Também na plenária, a Condsef foi referendada para representar os empregados da Ebserh nas negociações envolvendo o ACT 2016/2017.

No encontro, os empregados tiveram oportunidade de fazer avaliações do último acordo coletivo e expuseram críticas e sugestões para construção e desenvolvimento deste novo ACT apresento à empresa. Foram feitos ainda debates sobre negociação coletiva e organização sindical. Os empregados também levantaram propostas para fortalecer a mobilização da categoria.

A categoria deve estar atenta e mobilizada durante todo esse processo.

Fonte: Condef