Condsef protocola decisão da maioria dos empregados da Ebserh em acatar mérito dos termos de audiência de conciliação no TST

17/08/2016 09:42

Empregados da Ebserh promoveram assembleias em todo o Brasil e maioria acatou mérito de termos fixados em audiência de conciliação no Tribunal Superior do Trabalho (TST) que aconteceu no último dia 10. A decisão foi protocolada no tribunal nesta terça-feira pela assessoria jurídica da Condsef. Agora o TST deve notificar a empresa que irá se posicionar sobre a resposta dos empregados. A expectativa é de que finalmente se chegue a um consenso e se possa consolidar a assinatura do acordo coletivo de trabalho (ACT) para o período de 2016 a 2017. Entre os itens apontados na audiência de conciliação está percentual de 9% em salários e benefícios. A categoria pleiteava 10,36%, índice de inflação (IPCA) do período de abrangência do ACT. Além disso, os empregados também acataram pedido do TST e suspenderam movimento de paralisação enquanto se tenta processo de conciliação.

 

A expectativa é de que a demonstração dos empregados em querer avançar no processo de negociações auxilie no fechamento de um acordo. Ontem, o pleno do TST também autorizou o arquivamento de um pedido proferido pela AGU para tornar nulo direito dos empregados da Ebserh a dois dias de abono por ano que está no ACT em vigência. Portanto, o direito continua e o objetivo é de que esta conquista seja mantida neste próximo ACT. Confira novamente a ata da audiência de conciliação no TST ocorrida na semana passada.

 

Fonte: Condsef