Campanha de Solidariedade do SintsepMS faz sua primeira entrega de alimentos na sede do projeto Misericordes Sicut Pater, na região do Grande Lageado em Campo Grande.

09/05/2020 18:27

Na noite fria da última sexta-feira (8), a solidariedade encheu os corações das pessoas presentes no evento de distribuição de alimentos, uma parceria entre o SintsepMS, o MST e Instituto Misericordes, localizado na região do Lageado, na cidade morena.

Com a presença da Cruz Vermelha e seu voluntariado, foram distribuídos aproximadamente uma tonelada de alimentos, além de sabão feito de álcool para higienização.

A coleta e a preparação dos alimentos foram organizadas pelo MST, que cuidou também de garantir a qualidade dos alimentos frutos do trabalho da agricultura familiar.

O Secretário de Comunicação do SintsepMS, João Nascimento informou que esta ação foi definida na executiva do sindicato e está ligada à campanha nacional da Frente Brasil Popular “Vamos precisar de todo mundo”.

Em sua fala, o Padre Agenor Martins do Instituto Miricordes Sicut Pater reforçou que “com essa contribuição financeira eles [SintsepMS] compram o serviço dos assentados e nós do instituto entramos na partilha deste produto da terra aqui na nossa região e esta parceria vai se estender então até dezembro deste ano”.

“Nós temos que agradecer, porque uma coisa que não acontece em nossa região é a produção de alimentos e de legumes e de verduras, por uma série de questões. Esta parceria é interessante e nós ficamos muito agradecidos e em especial aos trabalhadores do assentamento Santa Mônica, que nós já visitamos algumas vezes”, reforçou o Padre Agenor.

Adilson Santos, Secretário de Formação do SintsepMS, contou que foi procurar o MST sobre a compra de alimentos inclusive “para estimular remuneração para aqueles pequenos agricultores, que às vezes tem a sua dificuldade até para escoar sua produção, já a escolha do Instituto foi uma dica do Professor Francisco Santos que nos falou do trabalho do padre Agenor em prol da comunidade e achamos interessante realizar aqui essa doação da cesta de alimentos” disse.

Adilson também reforçou que este é um pequeno gesto “dentro daquilo que nós sabemos que é a necessidade das pessoas, infelizmente as ações de governo que vem sendo feitas, tem sido insuficiente” afirmou o dirigente sindical.

Padre Agenor Martins usando a fala acima.

O SintsepMS informa que a campanha de solidariedade recebeu aporte de recursos do sindicato e apoiadores, mas que também é possível que filiados e filiadas da base do sindicato também possam realizar doações, através de uma conta que será disponibilizada pela entidade.

Adilson Santos confirmou que esta campanha de solidariedade terá vigência até dezembro deste ano, por iniciativa da executiva do SintsepMS.

Conforme Marina Nunes do MST, “é de uma grande importância pra gente ter esse sindicato apostando na produção desses alimentos, a produção orgânica dos assentamentos, porque hoje a gente está realizando várias campanhas de solidariedade onde a gente vê que a periferia, justamente os bairros mais pobres, onde tem as famílias que mais necessitam aqui em Campo Grande, mesmo com esse auxílio emergencial não estão conseguindo ter toda alimentação que precisam” disse.

Ainda segundo Marina, “essa ação de solidariedade dos sindicatos em especial essa que o SintsepMS fez, foi uma ação assim, muito honrada e para nós do MST foi muito importante estar junto, o campo e a cidade onde a gente construiu uma unidade”.

A liderança do MST também reforçou que esta proposta foi planejada e desenvolvida, também com o intuito de ajudar as famílias que produzem porque elas têm seus compromissos financeiros e não estão conseguindo comercializar sua produção, por exemplo aquelas direcionadas à merenda escolar.

“Então essa iniciativa, essa campanha, foi muito muito importante, de uma grandiosidade tremenda, a gente espera continuar esta luta, queremos logo que essa pandemia acabe, mas sabemos que na realidade ela ainda vai demorar um pouco, por isso a gente quer continuar fazendo essas campanhas de solidariedade, queremos continuar estando à disposição, contribuindo”, frisou Marina Nunes.

Medidas de segurança

É importante frisar que durante o evento da entrega as pessoas foram orientadas a seguir medidas de segurança, com o uso do distanciamento social, uso de máscaras e sob os cuidados da cruz vermelha e seus voluntários.

Antes da entrega os produtos passaram por um processo de higienização.

A campanha nacional

“Vamos precisar de todo mundo/ Um mais um é sempre mais que dois/ Pra melhor juntar as nossas forças/ É só repartir melhor o pão”

“Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade ao povo brasileiro, articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. Diante da pandemia do covid-19, crise agravada pelo desmonte das políticas públicas e pelos posicionamentos genocidas de Bolsonaro, criamos esta plataforma.

 

O objetivo é dar visibilidade e fortalecer às iniciativas populares de solidariedade, para que mais gente possa participar e colaborar da forma como puder. Este é um espaço militante, interativo e participativo, e sua função só se concretiza se for usado e ocupado por mais pessoas e organizações.

 

A proposta é gerar um grande movimento nacional que dê sentido à superação das crises que vivemos. Construir uma inspiração nacional de todo o campo democrático e popular para agregar todas as pessoas e movimentos que se identifiquem com a Democracia, a Solidariedade e com o Povo Brasileiro.

 

É muito drástica a realidade que vivemos hoje. A pandemia escancara a insuficiência desse sistema que prioriza os lucros e não a vida. O que está em jogo é a vida das pessoas – não só de quem está nos grupos de risco, mas de todo mundo, especialmente quem vive em situações de maior vulnerabilidade e precariedade.

 

Saiba mais em:

https://todomundo.org/