Assembleia do SindsepMS aprova calendário de lutas pela campanha salarial e mobilização para o dia do basta

27/07/2018 10:47

Na tarde desta quinta-feira (26), foi realizada a Assembleia Geral Ordinária do SindsepMS, no auditório do Sindicato dos Bancários, em Campo Grande.

A mesa do evento foi dirigida pelo Secretário Geral do sindicato Gilmar Gonçalves, na oportunidade, os trabalhadores discutiram temas como campanha salarial dos SPF´s e ACT´s de 2018, prestação de contas financeira do sindicato, recomposição da diretoria, prestação de contas da assessoria jurídica, revisão estatutária e agenda de lutas.

Foi deliberado que o SindsepMS, vai participar das atividades de luta que serão organizados no país, no dia 10 de agosto, dia do basta.

A pauta deste movimento nacional de mobilização reflete uma série de descontentamentos da classe trabalhadora brasileira, dentre os quais se inserem os servidores públicos federais e suas reivindicações.

Para isso, a direção do sindicato vai se articular juntamente com outros sindicatos e centrais sindicais, no sentido de orientar a categoria para as ações, que serão realizadas na capital do estado, com possibilidades de ações nas cidades do interior.

Campanha Salarial

Conforme Adilson Nascimento, Secretário de Formação Sindical do SindsepMS, “em 2017 o governo engavetou a pauta salarial da Condsef e se recusou a negociar”, já em 2018 o poder executivo tem demonstrado a intenção de aplicar zero de reajuste salarial, o que reforça a necessidade de mobilização da categoria.

Esta situação ocorre na esteira da aplicação da EC/95 que limita o custeio da máquina pública e os investimentos, medida utilizada em grande medida para justificar por exemplo, a possibilidade de reajuste zero por parte do governo.

A lei das terceirizações que abre as portas para o bloqueio dos concursos públicos e para o rebaixamento salarial, aliado à reforma trabalhista e a campanha aberta contra os servidores públicos, citados como “privilegiados” pelo governo, compõem este cenário de dificuldades para a categoria.

A direção do sindicato também citou a luta contra a reforma da previdência, iniciativa que visava desmantelar o sistema previdenciário, mas acabou sendo derrotada nas ruas pelos trabalhadores que se mobilizaram contra mais este ataque os direitos trabalhistas.

Ato contínuo, a Coordenadora da Delegacia Sindical de Dourados, Rúbia Daniela dos Santos,  apresentou um relato sobre as lutas dos trabalhadores da EBSERH acerca do ACT 2017, 2018, e reforçou o papel da ação sindical como um grande reforço para a base “através das lutas sindicais neste ano, tivemos um aumento do número de filiações, os trabalhadores estão buscando se informar mais e estão mobilizados”, disse. Ainda segundo Rúbia, esta situação melhorou a relação de reivindicações de trabalho junto à superintendência local.

Em junho deste ano, os funcionários da Ebserh de Campo Grande e Dourados entraram em estado de greve, eles cobravam avanços na negociação salarial deste ano, o julgamento do dissídio do ACT/2017/2018 pelo TST, o pagamento de seus retroativos, entre outras reivindicações. Ao final deste processo de luta nacional da categoria, foram relatados muitos avanços no plano nacional e local.

 

Prestação de Contas

Foi apresentada a prestação de contas da entidade pelo Secretário de Finanças, Arnaldo Ferreira, que citou o processo de recuperação financeira da entidade, ressaltando que esta recuperação conta com alguns limites, tais como, as sucumbências jurídicas que provém de gestões anteriores.

Na sequência, foi aprovado com sugestões, o parecer da prestação de contas elaborado pelo Conselho Fiscal, após apresentação e debate realizado na assembleia. A Direção do sindicato vai produzir material informativo onde constará a prestação de contas Gestão 2017/2020 do período de 04/05/2017 a 04/04/2018, apresentada na reunião.

Jurídico

A advogada Regina Venâncio, assessora jurídica do SindsepMS, apresentou em linhas gerais as principais ações que vem sendo desenvolvidas no sindicato nesta área e tirou dúvidas da plenária. Para tirar dúvidas ou acessar mais informações basta entrar em contato com Drª. Regina Venâncio (41) 99112-4146  email: regina@lcosta.adv.br ou Dr. Breno (67) 3325-0933 email: adv.brenorodrigues@hotmail.com

Calendário de lutas é composto pelas ações do SindsepMS vinculada à luta travada pela Condsef e Fórum Nacional dos SPF´s, Dia do Basta em 10 de agosto.

O evento foi encerrado por volta das 17h, mais informações sobre os encaminhamentos da Assembleia serão divulgados em breve.

 

Votação calendário lutas